sábado, 21 de maio de 2011

Palestra e Oficina

Dia 18 de maio de 2011 fizemos uma palestra na escola anglo americano de Volta Redonda, onde as crianças ficaram conscientes dos riscos que as sacolas de plástico fazem ao meio ambiente.
Passamos em várias turmas da escola, com participação dos alunos, fizeram várias perguntas! E isso é ótimo, sinal de que se interessaram pela palestra e pela explicação.
Tivemos 2 colegas fantasiadas para dar mais alegria, fazer com que as crianças se interessassem mais pela palestra. Uma estava de tartaruga e a outra estava de sacola de plástico para que pudéssemos demonstrar as crianças que as tartarugas podem morrer por causa das sacolas de plástico.





2 dias depois fizemos um posto de troca e uma oficina no intervalo das crianças, onde elas trocaram 10 sacolas de plástico por 1 de papel e ainda tinham o direito de decorá-las como quisessem para levar para casa e as utilizar....
Pois bem... todos se divertiram muito com esse trabalho, foi ótimo, onde as crianças fizeram um ótimo trabalho e conseguimos arrecadar 75 sacola de plástico em apenas 3 salas que passamos para dar o recado do posto de troca e da oficina, o trabalho foi muito lindo e por sinal muito trabalhoso, mais valeu muito a pena.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sacos de compras de plástico, ou de papel?

Um estudo encomendado por Sacs Papier de France e PROCELPAC (papier carton d ‘ emballage), revelou que os sacos de papel são melhores para o Ambiente e que, as Análises de Ciclo de Vida (ACV ‘s) existentes necessitam de melhorar a sua metodologia para clarificar alguns aspectos.
A análise de impacto ambiental, realizada pela Ecobilian PricewaterhouseCoopers, mostrou que o material papel apresentava as seguintes vantagens em relação aos sacos de compras de plástico:
- Menor consumo de energias não-renováveis (50 a 70% dependendo dos sacos);
- Redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) (30 a 60%);
- Reduzida produção de resíduos;
- Reduzida produção de oxidantes fotoquímicos;
- Baixo risco ambiental associado aos sacos abandonados.

terça-feira, 3 de maio de 2011

As sacolas de plástico devem ser substituídas?

Quando surgiram, no fim da década de 1950, as sacolas de plástico eram motivo de orgulho das redes de supermercados e símbolo de status entre as donas-de-casa.
Em meio século, passaram de símbolo da modernidade a vilãs do meio ambiente. 
O motivo: o plástico polui - e muito. As sacolas são incapazes de se decompor em curto prazo. Trata-se, portanto, de uma decisão lógica: aboli-las dos supermercados. Parece evidente, mas não é tão simples. Existem divergências ambientais, culturais e políticas sobre como eliminar esse problema.


                                                            I I                                                  I I                                                   


ACHAM QUE SIM
As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.
No total, são 210 mil toneladas de plástico filme, a matéria-prima das sacolas, ou 10% de todo o detrito do país. Não há dúvida: é muito lixo. Algumas alternativas estão sendo adotadas. Uma delas, muito popular na Europa e nos Estados Unidos, é o uso de sacolas de pano ou sacos e caixas de papel. Em Nova York, as que levam a inscrição "Eu não sou uma sacola de plástico" viraram febre.
Em São Francisco, as sacolas de plástico foram banidas. Somente as feitas de produtos derivados do milho ou de papel reciclado podem ser usadas. Outra solução é a cobrança de uma taxa por sacola, como acontece na Irlanda desde 2002. O dinheiro é revertido em projetos ambientais.
No Brasil, a principal alternativa são as sacolas de plástico oxibiodegradáveis. Elas vêm com um aditivo químico que acelera a decomposição em contato com a terra, a luz ou a água. O prazo de degradação é até 100 vezes menor - ou seja, uma sacola leva apenas três anos para desaparecer. O governo do Paraná distribui gratuitamente essas sacolas.
Muitos supermercados de Curitiba, onde se consomem 900 milhões de sacolas por ano, aderiram à novidade por conta própria. O Pão de Açúcar vende uma sacola feita de tecido semelhante ao usado em fraldas descartáveis por R$ 3,99 a unidade.
A Casa Santa Luzia, de São Paulo, oferece sacos de papel kraft, duas a três vezes mais caros que as sacolas de plástico, informa a Gazeta Mercantil.
Projetos de leis estaduais para substituir as sacolas de plástico pelas oxibiodegradáveis tramitam no Rio Grande do Sul, no Paraná e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a Assembléia Legislativa chegou a aprovar um projeto do deputado Sebastião Almeida (PT), que tornaria obrigatório o uso dos oxibiodegradáveis.
"O ideal seria a troca, pura e simples, do material plástico por pano ou papel. Mas ao menos um composto oxibiodegradável poderia acelerar a decomposição de bilhões de toneladas que ficam no ambiente à espera da degradação", escreve Almeida em artigo na Folha de S.Paulo.
ACHAM QUE NÃO
A indústria do plástico publicou um informe nos jornais brasileiros na sexta-feira 5 de outubro. Diz o texto: "O plástico faz parte da vida contemporânea, é 100% reciclável e está em milhares de produtos.
Sem ele, não haveria computadores, seringas descartáveis, bolsas de soro e de sangue para salvar vidas. O plástico tornou os automóveis mais leves, reduzindo a emissão de CO2, causador do efeito estufa. As sacolas plásticas são reutilizáveis, práticas, higiênicas e têm múltiplos usos. São particularmente importantes para 80% dos consumidores que fazem compras a pé ou de ônibus".
Os fabricantes lançarão no dia 6 de novembro uma campanha. Eles se comprometem a produzir sacolas mais resistentes (para evitar uso em excesso e, com isso, reduzir o volume em 30%), estimular a utilização de sacolas plásticas de uso contínuo e desenvolver ações de educação sobre consumo responsável, coleta seletiva, reciclagem e utilização dos plásticos para a geração de energia.
Pode-se dizer tudo dos sacos de plástico - menos que eles não sejam práticos. "Nunca imaginei que, depois de adulta, voltaria a jogar Escravos de Jó (brincadeira em que crianças passam objetos entre si) com freqüência", diz a repórter Cristina Amorim, de O Estado de S. Paulo. Ela descreve a dificuldade em acondicionar os produtos em sacolas de pano. As bananas não podem ficar sobre os tomates, e por aí vai. Com a mudança, diz, há outro problema: vão faltar sacos para descartar o lixo doméstico.
O projeto de lei do deputado petista Sebastião Almeida, determinando o uso de sacolas oxibiodegradáveis em São Paulo, foi vetado pelo governador José Serra, do PSDB. Almeida diz que foi uma decisão política. Os tucanos dão argumentos técnicos. O aditivo que faz com que o plástico se degrade continuaria contaminando o ambiente por causa dos catalisadores empregados, derivados de metais como níquel e manganês.
"A tecnologia permite que o plástico se esfarele em pequenas partículas até desaparecer a olho nu, mas continua presente na natureza", afirmou Xico Graziano, secretário estadual de Meio Ambiente, à Folha de S.Paulo.
Nem Inglaterra nem Canadá, países que inventaram esse aditivo oxidegradável, adotaram a tecnologia. Por que, pergunta, o Brasil empregaria essa técnica?

Plástico X Papel

Passo a Passo

SACOLA DECORATIVA

MATERIAL

- Base para Corte
- Régua
- Cola para Scrapbooking (5583)
- Vazador de Ilhós (2298)
- Estilete Cabo Emborrachado (830)(com ajuda de um adulto)
- Martelo (2297)(nem sempre, depende da decoração e com ajuda de um adulto)
- Base para Ilhós
- Fita Banana (1863)

MATERIAL

- Furador Círculo Regular (640)
- Folhas para Scrapbooking com Gliter – Doces Momentos (6355)
- Chipboard – Flores e Formas Laranja (6369)
- Aplique Artesanal – Borboleta (5357)
- Almofada para Carimbos Cobre (5484)
- Cordão de Craft
- Sacola de papel Craft.

1º PASSO

Passe cola em umas das faces da sacola e cole o papel de Scrapbooking com Gliter - Doces Momentos em toda superfície.

2º PASSO

Corte o papel excedente com estilete.

3º PASSO

Utilizando o vazador de ilhós, faça dois furos na parte superior da sacola.

4º PASSO

Passe a carimbeira ao redor da sacola, pintando-a dando um efeito vintage na sacola.

5º PASSO

Fixe o cordão de craft com cola para fazer os cabos das flores.

6º PASSO

Faça dois pequenos laços e cole-o no meio dos cabos.

7º PASSO

Cole as flores do Chipboard na sacola com fita banana.

8º PASSO

Cole dois círculos feitos com o furador regular utilizando o verso do papel de Scrap no centro das flores.

9º PASSO

Cole o fundo preto da borboleta passando cola somente no corpo da mesma, e faça a mesma coisa com a borboleta vermelha.

10º PASSO

Para se fazer a alça da sacola, corte um pedaço do cordão craft num tamanho suficiente para o encaixe da mão.

11º PASSO

E aí vc tem a sacola finalizada.

Sacola de Papel para crianças

Sacolas de Papel para crianças - http://www.youtube.com/watch?v=B8dniERubvY

A evolução das sacolas de papel

A sacola de papel foi criada para suprir a necessidade de se acomodar e transportar produtos de consumo.
Em uma segunda etapa esta mesma embalagem ganhou a função de divulgar a marca deste produto, depois o endereço e
telefone onde este seria encontrado.

Atualmente a sacola de papel é muito mais, ela define status, conceitua o produto, identifica de qual "tribo" aquele
consumidor faz parte, seu grupo social, sonhos e ambições, fase intelectual, época, estação do ano, movimento social, entre outros.

Toda empresa deve zelar pela sua imagem,  fidelizar seus clientes e fortalecer o compromisso assumido no mercado sempre.
A sacola de papel se mostra um excelente recurso para aprimorar e estabelecer este contato, pois sendo de alta qualidade
e bem desenvolvida (layout),  retorna à circulação aumentando a visibilidade da marca que está divulgando,
ela fala pela empresa, então que fale muito bem, não é?

Enfim, a embalagem é um objeto de estudo social minucioso e seu bom desenvolvimento deve ser considerado sempre imprescindível.









Matéria-prima de Fontes Renováveis

A fibra celulósica virgem é oriunda da madeira de florestas manejadas de forma sustentável. A fonte é renovável, e o tempo de corte aproximado para pinus e eucalipto é respectivamente, 12 e 5 anos.
Os resíduos de árvores são igualmente aproveitados, como no caso de galhos e folhas, os resíduos são empregados como adubos, e as cascas, utilizadas como biomassa, aproveitando o poder calorífico do material para a geração de vapor e energia elétrica para o abastecimento do próprio parque fabril. Energia limpa, renovável e não-poluidora.


Demanda de Recursos Naturais de alguns materiais:

MATERIALCONSUMO
1000 Kg de Papel20 árvores
1000 Kg de PlásticoMilhares de Litros de Petróleo
1000 Kg de AlumínioExtração de 5000 Kg de Minério
1000 Kg de VidroExtração de 1300 Kg de Areia

Curiosidades: Sacolas Plasticas

  • A cada 1 arvore são produzidas 500 sacolas de papel 
  • As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. 
  • Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. 
  • No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.

Os sacos são provavelmente tão antigos quanto a necessidade do ser humano de transportar objetos. Entretanto, por serem produzidos com materiais pouco duráveis quase não são relatados pelos arqueólogos. As primeiras referencias encontradas, sacos em couro para carregar dinheiro, remontam a 2000 a.c. na ilha de Creta.
O uso dos sacos só foi difundindo a partir de 1700 com a revolução industrial, mas foi com a invenção da máquina de costura que seu uso se propagou mais rapidamente, já que inicialmente eram produzidos em juta ou algodão.
O papel já existia nesta época. Por ser caro e de difícil produção tinha seu uso quase que restrito à impressão de publicações. A partir de 1803 a utilização comercial passou a ser viabilizada com a produção do papel em bobinas, o que permitia menores preços e maiores quantidades.
A primeira patente de uma máquina para a produção de sacos é de 1852 e pertence ao americano Francis Wolle, ela já incorporava muito dos princípios das máquinas atuais.
A grande dificuldade de cortar, formar e colar os fundos dos sacos foi resolvida por uma mulher. Margareth Knigth que, em 1870, patenteou uma máquina que executava estas funções de forma automática.

Sacolas plásticas Vs meio ambiente

As sacolas plásticas são uma "praga" moderna que deve ser aos poucos abandonada por todos nós!!

A maioria das invenções estão diretamente relacionadas com nosso conforto e praticidade, porém muitas delas são colocadas no mercado sem nenhuma pesquisa mais profunda de seu impacto, principalmente ambiental. A regra é o lucro imediato. Este é o caso das sacolas plásticas ou "saquinhos de supermercado". Que nos últimos tempos ela virou uma "praga" ninguém pode negar. Uma praga digo no sentido de que qualquer coisa que compramos, até mesmo uma cartela com 4 comprimidos, é embalada nela. 


Origem 
Sua invenção data de 1862 e foi uma revolução para o comércio por sua praticidade e por ser barata. Apesar de antiga a invenção veio explodir no Brasil a partir da década de 80, contribuindo para a filosofia do "tudo descartável". Mas agora sabemos (e os Europeus já sabem há um bom tempo) que elas são um dos grandes vilões do meio ambiente e apenas agora nos demos conta disto, bem como várias outras coisas que antes utilizávamos sem nenhum peso na consciência. 


Motivos de sobra para abandoná-la 
Mas porque ele é assim tão prejudicial para o meio ambiente? Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje. No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma toneada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os degetos resultantes. 
Há um outro grande problema: a poluição dos mares por este tipo de lixo. Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir o saquinhos as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. Se você tiver oportunidade de um dia visitar o Projeto Tamar, verá que lá estão expostos vários cadáveres de tartarugas que morreram desta forma. 
Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. Quando incinerado libera toxinas perigosas para a saúde. 


O que fazer então? 
A grande idéia é aos poucos substituirmos as sacolas plásticas descartáveis, ou por sacolas realmente biodegradáveis (pesquisas estão sendo feitas no Brasil para a produção de plásticos a partir da cana de açúcar e milho) ou por sacolas não descartáveis. Lembra daquelas antigas sacolas de feira? Isto mesmo, elas aos poucos estão voltando e com força total. Nós aqui do Ser Melhor já temos a nossa! 
Seguem algumas dicas de como começar a diminuir o uso das sacolas descartáveis: 


  • Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar o saquinhos;
  • As famosas "sacolas de feira" são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;
  • Se a quantidade de compras seja muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras. Algumas redes de supermercados já oferecem esta opção;
  • Caso seu supermercado utilize sacolas biodegradáveis, de preferência para estas;
  • De preferência pelos sacos de papel;
  • Verifique as datas de validade dos produtos. Você poderá estar levando um produto que irá para o lixo. Além do desperdício de dinheiro você terá utilizado um ou vários saquinhos a toa;
  • Repense suas compras. Será que tudo que você está comprando será utilizado ou boa parte irá estragar e ir para o lixo? Você precisa mesmo do que está comprando ou foi a propaganda que lhe disse para comprar? Quanto menos compras, menos saquinhos serão utilizados. 

As sacolas reutilizáveis estão ganhando popularidade rapidamente. Com a maior conscientização dos problemas ambientais enfrentados pela sociedade atual, e a preocupação com futuro do planeta, a quantidade de informação disponível sobre ecologia tem crescido e abrangido toda a população. Por isso, estamos com um projeto de substituir a sacola de Plastico pela de papel! Nosso projeto consiste em:



  • Criar um Twitter para conscientizar as pessoas sobre os perigos da sacola plástica !
  • Criar um posto de trocas para que qualquer pessoa troque sua sacola plástica por uma sacola de papel reciclável !  
  • Conseguir o numero máximo de assinaturas a favor da sacola de papel reciclavel !