terça-feira, 3 de maio de 2011

Curiosidades: Sacolas Plasticas

  • A cada 1 arvore são produzidas 500 sacolas de papel 
  • As sacolas de plástico demoram pelo menos 300 anos para sumir no meio ambiente. 
  • Em todo o mundo são produzidos 500 bilhões de unidades a cada ano, o equivalente a 1,4 bilhão por dia ou a 1 milhão por minuto. 
  • No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente - o que dá 66 sacolas por brasileiro ao mês.

Os sacos são provavelmente tão antigos quanto a necessidade do ser humano de transportar objetos. Entretanto, por serem produzidos com materiais pouco duráveis quase não são relatados pelos arqueólogos. As primeiras referencias encontradas, sacos em couro para carregar dinheiro, remontam a 2000 a.c. na ilha de Creta.
O uso dos sacos só foi difundindo a partir de 1700 com a revolução industrial, mas foi com a invenção da máquina de costura que seu uso se propagou mais rapidamente, já que inicialmente eram produzidos em juta ou algodão.
O papel já existia nesta época. Por ser caro e de difícil produção tinha seu uso quase que restrito à impressão de publicações. A partir de 1803 a utilização comercial passou a ser viabilizada com a produção do papel em bobinas, o que permitia menores preços e maiores quantidades.
A primeira patente de uma máquina para a produção de sacos é de 1852 e pertence ao americano Francis Wolle, ela já incorporava muito dos princípios das máquinas atuais.
A grande dificuldade de cortar, formar e colar os fundos dos sacos foi resolvida por uma mulher. Margareth Knigth que, em 1870, patenteou uma máquina que executava estas funções de forma automática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário